Tuesday 17 October 2017

Principais atividades econômicas de Brasília

Setores Econômicos do DFDesde antes da criação da cidade da capital federal, a região de Brasília já começava a desenvolver sua economia local. Ainda nos anos 60, já havia mais de dois mil estabelecimentos comerciais. Por volta de 1965, quando no Plano Piloto moravam quase noventa mil pessoas e mais 130 mil nas chamadas cidades satélites (hoje, onde são as regiões administrativas), já havia produção de pequenas quantidades de frutas como abacaxi, banana, laranja, arroz, amendoim e mandioca.

Também é importante citar as redes ferroviárias e rodoviárias, que na época da construção da capital federal, já estavam em pleno funcionamento. Ao longo do tempo, e até hoje, esse processo estimulou uma maior ocupação de toda a região Centro-Oeste.

Setor de Serviços

Então, a partir dos anos noventa, a construção civil começou a perder força, deixando assim de ser a grande propulsora da economia local. Foi aí que o setor de serviços começou a ficar cada vez mais forte, e já em 1995, este era responsável por 75% dos empregos da população economicamente ativa do Distrito Federal. Atualmente, ele é responsável por 71% da força de trabalho. O principal destaque vai para o segmento de informação (telefonia móvel, acesso à internet e TV por assinatura), que cresce mais e mais a cada ano.

Confira mais sobre serviços no DF

Turismo na Capital Federal

Turismo no DFOutro setor da economia que é importante citar devido a sua forte expansão, principalmente na história recente, é o turismo. Isso porque a cidade de Brasília está estruturada para receber visitantes, oferecendo lazer, cultura, gastronomia, excelentes hospedagens, além de ser uma cidade planejada, limpa, de fácil acesso e muito bem sinalizada. Mesmo em viagens exclusivamente de negócios, é comum que os visitantes estiquem a permanência para aproveitar as atrações da cidade. Brasília, inclusive, está agrupada na categoria “A” pelo Ministério do Turismo, o que quer dizer que é um destino com forte fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos comerciais no setor de hospedagem, restaurantes e estruturas de lazer.

A Força Econômica do DF

A capital federal é a terceira maior economia do país, em termos do número bruto do PIB, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além disso, no setor de Finanças, Brasília é a sede oficial do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Central do Brasil, do Banco Rural e do Banco de Brasília.

Os principais produtos agrícolas produzidos na cidade são o café, a goiaba, o morango, a laranja, o mamão, a soja e a manga. Existem mais de cem mil cabeças de gado na cidade. São exportados produtos feitos a partir de madeira para todo o mundo.

De acordo com o IBGE, o PIB da cidade de Brasília aproxima-se de setenta bilhões de dólares, o que corresponde a quase quatro por cento do PIB nacional. Além disso, é em Brasília que está a maior renda per capita do Brasil (27.610 dólares por pessoa).

A capital federal conta ainda com uma grande variedade de serviços, dentre eles a citar: os hospitais, as escolas, os clubes, as universidades, as cafeterias, shoppings e centros comerciais, hipermercados, parques e redes de grandes hotéis.

Principais atividades econômicas de Brasília foi inicialmente divulgado em: Empresa Veloz Desentupidora



source http://www.velozdesentupidora.com.br/blog/principais-atividades-economicas-de-brasilia/

No comments:

Post a Comment