Monday 11 December 2017

Riscos em não realizar a limpeza de fossas

Serviço de Limpa Fossa em BrasíliaExistem vários riscos em não realizar a limpeza de fossas, que podem gerar graves problemas de encanamento, danos à saúde e ao meio ambiente. A limpeza regular garante o funcionamento adequado da fossa, mantendo a limpeza e a higiene da casa.

Uma simples obstrução no local, quando não tratada corretamente pode causar um transtorno grave em sua casa, por isso é importante que seja realizada a limpeza de fossas não somente como ação corretiva, mas principalmente preventiva.

Mas o que é a fossa?

As fossas são tanques subterrâneos localizados em residências e em empresas que recebem dejetos provenientes de pias e banheiros. Por meio de um tratamento primário de esgoto doméstico é realizado a separação da matéria sólida, liberando a parte líquida do esgoto.

O tratamento não é realizado por completo, sendo necessária a realização da limpeza das fossas por empresas especializadas, de modo que o destino do esgoto seja adequado.

O acúmulo de esgoto não tratado gera um mau cheiro. Portanto, a instalação de uma fossa deve ser próxima do banheiro para evitar curvas nas canalizações, evitando problemas de entupimento e automaticamente o mau cheiro.

 

Caso haja poço artesiano no local, a fossa deve ser instalada bem longe do poço para evitar contaminações no caso de vazamento da fossa.

Quais as vantagens realizar a limpeza das fossas?

  • Evitar a poluição do ambiente
  • Evitar a proliferação de bactérias causadoras de doenças
  • Impedir que o esgoto seja jogado em locais inadequados como praias, por exemplo, prejudicando o lazer seguro nesses locais
  • Extração segura de gases
  • Manter a higiene e segurança do local e da família

Problemas decorrentes da falta de limpeza das fossas

Quando o acúmulo de resíduos de esgoto está próximo da capacidade da fossa é indicado que seja realizada a limpeza do local para evitar vazamentos e mau cheiro. Os problemas decorrentes da falta de limpeza das fossas são preocupantes, pois refletem na saúde e segurança do local.

A falta de limpeza das fossas pode afetar a qualidade da água devido à emissão dos poluentes no caso de um entupimento. A contaminação da água pode levar a doenças graves como epidemias, vermes e a cólera. Além disso, a falta de limpeza da fossa pode influenciar no aparecimento de pragas urbanas como baratas e ratos.

Cuidados básicos sobre a fossa

O descarte inadequado de alguns objetos prejudica a fossa podendo gerar vazamentos e entupimentos. Para evitar problemas com fossa, fique atento a essas dicas:

  • Impeça que a água da chuva penetre na fossa, pois o excesso de água pode dificultar a fossa absorver e escoar o esgoto
  • Cuidado com objetos que podem causar o entupimento da fossa tais como plástico, fraldas, absorventes e guardanapos
  • Dejetos gordurosos também causam entupimento tais como óleo de cozinha e gordura proveniente de alimentos
  • Evite colocar veículos sobre a fossa ou objetos muito pesados, para não danificar a estrutura da fossa
  • Instale a fossa em um local de fácil acesso para a realização da limpeza
  • E, principalmente: realize a limpeza periódica da fossa para evitar problemas futuros.

Os efluentes provenientes da fossa são poluentes e precisam ser destinados a um local para tratamento de esgoto específico. Para isso é importante ter alguns cuidados na limpeza da fossa para não prejudicar a saúde. Nesse caso, o é ideal que a limpeza da fossa seja realizada por empresas especializadas no ramo, já que são experientes na limpeza, além de possuírem equipamentos adequados para manusear os dejetos retirados.

Por meio de uma bomba de sucção o esgoto retirado é colocado em um veículo especial e encaminhado para uma Estação de Tratamento excluindo qualquer risco ao meio ambiente. Entre em contato com a nossa empresa para ter um atendimento especializado, além da garantia da realização de um trabalho seguro e eficiente, sem riscos à natureza.

Problemas em não contratar um profissional para a limpeza da fossa

Com intuito de economizar, muitas pessoas realizam a limpeza de fossa sem ter nenhum conhecimento sobre o assunto e muito menos equipamentos adequados. Veja os riscos que podem ocorrer caso a limpeza da fossa não seja realizada por um especialista:

  • Danificar a tubulação da fossa: Ao efetuar a limpeza e utilizar objetos pontiagudos ou substâncias corrosivas, a tubulação pode ser danificada
  • Entupimentos: A falta de manutenção preventiva faz com que a limpeza seja efetuada só depois que a fossa seja desentupida, nesse caso, o custo e o trabalho pode ser maior
  • Cuidado com a saúde: A fossa é cheia de gases explosivos, portanto, ao abrir é necessário deixar o local ventilando. Tais gases podem pôr em risco a saúde, além de poderem causar incêndios no caso da presença de objetos inflamáveis próximos
  • Prejudicar o funcionamento da fossa: É necessário deixar 10% dos resíduos na fossa para o correto funcionamento. Algumas pessoas não tem este conhecimento, e retiram tudo prejudicando o funcionamento
  • Falta de conhecimento: A falta de conhecimento é a mais grave, sendo necessário até mesmo trocar a fossa por completo, gerando um custo bem maior do que o necessário.

Aproveite e saiba mais quais os cuidados necessários ao utilizar soda cáustica.

Riscos em não realizar a limpeza de fossas foi originalmente publicado em: http://velozdesentupidora.com.br/



source http://www.velozdesentupidora.com.br/blog/riscos-em-nao-realizar-a-limpeza-de-fossas/

No comments:

Post a Comment